domingo, 28 de março de 2010

Um Briefing para iniciar ou alterar um e-business (E-commerce)

Processo de análise e diagnóstico de uma estratégia de E-business (e-commerce)

A estratégia de e-business (e-commerce) deve iniciar-se com um profundo conhecimento do negócio que se irá iniciar ou alterar. A primeira reflexão deverá incidir sobre o que se pretende com o novo negócio ou o que sustenta o actual modelo de negócio que é necessário reformular.
O gestor de projecto deverá reflectir conjuntamente com os diversos departamentos da empresa sobre o seguinte conjunto de questões :
• Em que sector se localiza o negócio que pretendo iniciar ou reformular?
• Qual o actual posicionamento da empresa no mercado que se insere?
• Quem são os abc concorrentes?
• Quem são os potenciais concorrentes?
• Qual o perfil dos actuais clientes da empresa?
• Qual o perfil dos potenciais clientes da empresa?
• Quantos são e quem são os principais fornecedores da organização?
• Qual é a dimensão económica da empresa?
• Qual é o desempenho económico-financeiro da empresa?
• Que recursos financeiros dispõem a empresa para implementar uma estratégia de e-business?
• Qual o numero de colaboradores da empresa?
• Qual é o nível de qualificação dos colaboradores?
• Qual a actual cobertura geográfica dos negócios da empresa?
• Qual a cobertura geográfica futura dos negócios?
• A empresa já internacionalizou a sua actividade ou pretende faze-lo?
• Qual a estratégia de crescimento dos negócios da organização?