quarta-feira, 31 de março de 2010

Cinco dicas para melhorar sua presença na Web

Empresa que se preza precisa ter presença na internet. Essa frase é quase um trava-língua, mas o que ela faz mesmo é dar nó na cabeça de muito empreendedor por aí. Afinal, isso é o que todo mundo diz, mas ninguém explica como fazer com que o site de uma pequena empresa não se transforme em apenas mais uma despesa, com meia dúzia de acessos por mês – todos seus, é claro, somente para checar se está tudo em ordem. O objetivo de um website deve ser também, acima de tudo, ajudar a gerar negócios, a trazer mais clientes. Mas por onde começar? A editora-chefe do site norte-americano Small Business Trends (ou, em português, Tendências para Pequenos Negócios), Anita Campbell, dá cinco dicas sobre os aspectos que ela considera mais importantes para um empreendedor ter mais retorno de seu site. Mas antes de continuar a leitura, não se iluda. Nada é fácil na vida de um empreendedor, e ter uma presença eficiente na internet dá trabalho. Só que não tem outro jeito: ou você devora a internet ou sua concorrência vai devorá-lo.


Quem vê cara não vê coração

Quando qualquer pessoa entra em um site (inclusive você), não leva mais do que alguns segundos para decidir se vale a pena ou não continuar nele ou se é melhor ir para outro link. Inconsciente, essa decisão quase sempre não tem nada a ver com a imagem da sua empresa, com sua honestidade ou com seu produto. Ela está ligada à aparência do seu site, que mostra uma cara, não o coração. Segundo Anita, o site precisa ser profissional e, acrescenta ela, ter um bom nome, curto e fácil de memorizar.

Amigo do Google

A maior parte das pessoas chega a um site por ferramentas de busca, principalmente o Google. Por isso, é preciso ter um site que as pessoas encontrem. Segundo Anita, muita gente usa muitas palavras-chaves muito buscadas para ser encontrado, mas isso não funciona. Escreva (ou encomende para quem realmente saiba) um conteúdo pensando no ser humano que vai ler. Se você precisasse de um produto como o seu, como escreveria no Google? Com respostas desse tipo, faça seu conteúdo não para apenas se encontrado na internet, mas para responder a pergunta e satisfazer quem está procurando.

O site dos outros

As ferramentas de busca valorizam o seu site se ele aparecer em outros sites. Segundo Anita, aparecer nas páginas alheias requer trabalho duro e criatividade, mas compensa. A ideia é ser mencionado em outros. O caminho é oferecer um conteúdo que seja útil para outros sites.

Mídias sociais

Twitter, Facebook e Orkut são bons pontos de partida. Mas não basta estar presente. O objetivo deve ser interagir com as pessoas. Isso significa que não se deve usar essas ferramentas para chegar lá e dizer “Ei, comprem o meu produto”. É preciso saber ouvir e conversar, adverte Anita. O Google também leva em conta essas relações na hora de colocar seu site mais para baixo ou para cima em suas listas.

Contratar um profissional

Existe uma hora em que você não vai dar conta e vai precisar de um profissional para ajudar a aumentar sua audiência no site. Mas é preciso tomar muito cuidado na escolha, pois há muita enganação por aí. Converse primeiro com outros clientes desses profissionais ou empresas e não acredite em resultados milagrosos. Saiba ainda que alguns são bons em design, mas podem ser péssimos em divulgação.

Por: http://www.blogdosempreendedores.com.br