segunda-feira, 22 de março de 2010

Entrevista Pedro Caramez

Rui Pedro Caramez, é autor do livro “Linkedin – Como rentabilizar a sua presença online”.



O livro é um excelente guia para a utilização da plataforma Linkedin, revelando ao leitor português todas as dicas para um bom uso da mesma. Cada capítulo oferece uma característica importante, à volta da qual se preparam estratégias para uma melhor rentabilidade da presença online. Esta plataforma é uma montra virtual fundamental para qualquer empresário, empreendedor que se pretende afirmar neste mercado competitivo.
Com formação superior em Gestão no âmbito das organizações desportivas, desenvolve funções docentes no Instituto Superior da Maia e é formador em várias organizações de formação profissional.
Formador acreditado pelo Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP), tem coordenado e conduzido formação nos últimos 12 anos para diversos tipos de público.


Marketing Portugal – Sendo o Pedro um Networker activo em diversas redes sociais, como caracteriza cada rede em que está inserido?

Caramez – Antes de mais, agradeço o convite para a realização desta entrevista. De facto, o universo das redes sociais é gigantesco e serve naturalmente diferentes grupos e áreas de interesse. Dado o meu interesse e curiosidade em analisar as várias redes sociais, estou envolvido em cerca de 30. Cada uma delas tem as suas características. O utilizador comum consegue gerir activamente 2 a 5 redes sociais (últimos estudos).

Marketing Portugal – Sendo o Pedro um especialista da rede Linkedin, de que forma esta rede pode ajudar as empresas?

Caramez – os benefícios são variados dependendo do que vêm à procura. Aumento da carteira de contactos, a comunicação dos seus produtos ou serviços (boca-a-boca), a contratação dos melhores talentos, o desenvolvimento de estudos de mercado, estarem actualizados com as últimas tendências da indústria, referências para negócios por partes dos membros da sua rede de contacto… poderia continuar a enumerar mais benefícios.

Marketing Portugal – O Pedro, no grupo do Linkedin – LinkedPortugal – presta um serviço de excelência dando dicas indispensáveis para se rentabilizar a presença no Linkedin. Pelo número de pedidos de avaliações de perfil que temos assistido, parece ser uma tarefa delicada que exige tempo e dedicação. É compensador partilhar este tipo de informação a troco de, aparentemente, nada? Qual o objectivo?

Caramez – Desde início, tive necessidade de mostrar às pessoas todo o potencial que esta rede lhe podia trazer. Imaginei que as pessoas viriam à procura de mais dicas para melhor orientarem o seu perfil. A avaliação procura ser muito detalhada e, na maioria dos casos, as pessoas ficam surpreendidas com toda a análise. Esta avaliação cobre todos os elementos chave do Perfil desde a foto do perfil aos grupos.

Tem sido muito gratificante, já fiz centenas de avaliações. Tem sido uma oportunidade excelente de ver tantos perfis de portugueses nas variadas áreas de negócio e em várias situações profissionais.



Marketing Portugal – e as pessoas (individualmente)? Conhece casos de sucesso de pessoas que, atravésdo Linkedin, tenham progredido profissionalmente ou encontrado um novo emprego?

Caramez – Claro que sim, são vários os exemplos. Todos os dias recebo na minha caixa de correio, evidências destes “happy endings”.

Marketing Portugal – “Linkedin – Como rentabilizar a sua presença online”, o que podemos aprender com este livro? Quais os “ponto-chave?”

Caramez – Este livro pretende ser um manual de apoio à utilização do Linkedin. Foi redigido de forma a percorrer as diversas funcionalidades ao serviço do utilizador. A secção de destaque é a do perfil – o novo cartão de negócios virtual.

Marketing Portugal – Já existem muitas empresas a recorrer ao Linkedin para “procurar talentos”?

Caramez –
Apesar de muitas empresas de recrutamento ainda usarem sistemas tradicionais para a captação de talentos, a quantidade e qualidade de perfis que estão no Linkedin, tem sido decisiva para os fazer usar esta plataforma. O quadro de empregos lançados no Linkedin de empresas portuguesas tem aumentado e as solicitações activas e reactivas dos recrutadores são de momento muito frequentes.

Marketing Portugal – Na sua vida profissional, de que forma tem tirado partido das redes sociais?

Caramez – As redes sociais permitem-me levar a minha mensagem a muitas pessoas. Adoro a componente social e tenho tirado enormes proveitos profissionais seja nas constantes actividades formativas em Universidades europeias, seja nas actividades de consultoria e formação. Tem sido cada vez mais interessante!

Marketing Portugal – No Net Connections, em Lisboa, juntamente com Filipe Carrera, analisou os vários tipos de redes sociais e “lançaram” algumas dicas para seleccionar as melhores redes para intervir profissionalmente. É possível partilhar connosco algumas dessas dicas?

Caramez - O evento foi muito interessante dado que pudemos compreender o fenómeno online e offline do networking. O Filipe já foi entrevistado aqui no Marketing Portugal e dispensa apresentações. No processo de selecção das redes sociais, a importância reside na formulação dos objectivos de comunicação da empresa. O que queremos comunicar? Que objectivos pretendemos atingir?

Marketing Portugal – Como tem sido a aceitação das pessoas relativamente às redes sociais? As pessoas e as empresas estão mais conscientes da importância destas redes e do que podem beneficiar com a sua utilização?

Caramez – Já não tenho dúvidas sobre o nível de aceitação das pessoas e empresas face às redes sociais. Os números de utilizadores não param de aumentar! Uma das edições da Revista Exame deste ano bem como vários jornais já evidenciam o trabalho desenvolvido por várias empresas.
Marketing Portugal – Recentemente tivemos o prazer de estar presentes num Webinar de Pedro Caramez . Esta vai ser uma aposta como “Speaker”? Quais as principais vantagens?

Caramez –
Este ano já realizei 3 webinars que contaram com mais de 100 pessoas. As plataformas para a realização de webinars que tenho testado ainda não me inspiram total confiança mas é sem dúvida uma nova forma de oferecer formação aos utilizadores sem que estes saiam de casa. A maior vantagem está relacionada com o facto do formando e formador estarem à frente dos seus computadores, sem qualquer constrangimento de deslocação. No entanto, o carácter impessoal e distante entre formando/formador ainda impõe algumas limitações. Vou continuar a desenvolver esses momentos formativos com temáticas específicas.

Marketing Portugal – O que podemos esperar de Pedro Caramez nos próximos tempos?

Caramez – De momento, estou apostado em dar apoio aos membros do grupo Linkedportugal e acorrer às solicitações das empresas para a realização de formações in-company. No mês passado, iniciei um novo serviço altamente personalizado de e-coaching para a optimização do perfil Linkedin de utilizadores – designado de Programa 777.

Marketing Portugal – Quais os próximos eventos em que estará presente?

Caramez – Em relação a próximos eventos, estarei no dia 13 de Março no Congresso da Federação de Junior Empresários em Viana do Castelo, no dia 16 de Março promovo um Clinic sobre Linkedin no Porto; 9 e 10 de Abril em Lisboa com a Mindcoach e muito mais evento que já estão agendados.



Postagem: http://mktportugal.com/blog/?p=1178
Março/2010