quinta-feira, 25 de março de 2010

A força das cervejas nas redes sociais


SÃO PAULO – Em análise das marcas brasileiras de cerveja nas redes sociais, Boemia e Heineken se destacam.

O estudo Buzz Intelligence, que analisa o que se fala sobre uma marca nas redes sociais, é conduzido pela Direct Performance, consultoria especializada em análises na web e Business Intelligence (BI). A ferramenta Scup (www.scup.com.br) foi utilizada para coletar os dados.


A análise foi realizada no mês de janeiro, com mais de 130 mil posts em sites como o Twitter, YouTube, Google Blog Search e comunidades do orkut. Palavras associadas à cerveja como “breja” também foram consideradas na pesquisa.


As marcas Kaiser e Schin foram as que tiveram as maiores taxas de comentários negativos. A marca que teve um número maior de posts foi a Skol, seguida da Brahma e Heineken.


Nas comunidades do orkut, a da Skol é a que tem maior número de membros, mas a Heineken apresenta a maior taxa de crescimento.


Para analisar o impacto de uma marca nas redes sociais, a Direct Performance analisou não só quantas pessoas estão falando sobre a marca ou a campanha. No Twitter, por exemplo, o estudo levou em conta o número de seguidores do perfil que escreveu a mensagem. A Brahma foi a vencedora nesse quesito, atingindo 3,8 milhões de pessoas no Twitter.


Kátia Arima, da INFO
Quarta-feira, 24 de março de 2010