terça-feira, 23 de março de 2010

Mídias Sociais: como interagir em cada canal?


Uma das mais importantes fontes sobre Mídias Sociais, o Social Media Today, publicou um post sobre as diversas ‘faces’ do conteúdo nas redes. O autor, Frank Strong, destaca que a primeira regra para se escrever um bom texto é a identificação com a audiência. Ou seja, quem escreve deve compreender seus leitores e adequar o texto às expectativas de sua audiência.

Strong relata que nas mídias sociais esta dica também se aplica. Mas há a necessidade de dar dinamismo ao conteúdo, que pode ser composto por fotos, vídeos, texto, áudio, ilustrações e apresentações. Ou seja, é preciso adequar o conteúdo multimídia às mídias. Abaixo destaco e complemento algumas dicas do autor, adaptadas à cultura do brasileiro nas mídias sociais, para ler o texto original clique aqui. Nesta área, em constante mutação, nenhuma recomendação deve ser vista como regra. Diferentes públicos são atingidos e respondem de maneiras completamente distintas. As tentativas, análises de resultados e experiência são fundamentais em uma estratégia de mídias sociais.

Antes de analisar cada plataforma é essencial destacar a importância da qualidade do conteúdo e de sua relevância, saber como comunicar em cada meio não basta. O consumidor quer informações relevantes e que realmente façam alguma diferença. Ele não se contentará com um conteúdo que apenas exalte as qualidades de uma marca, pelo contrário, esse comportamento o afastará. É preciso escutar para saber o que os leitores querem saber e investir na produção deste material.

Twitter: velocidade é a marca principal desta ferramenta. Um ótimo espaço para despertar engajamento, prestar serviço ao consumidor, divulgar informações rapidamente, gerar tráfego (para site, blog e redes) e construir relacionamento. Uma das grandes vantagens do Twitter é a facilidade proporcionada pela ferramenta para que seu perfil seja conhecido, por meio de ‘indicação’ de outras pessoas, com menções e RT’s, por exemplo. A ferramenta é uma peça importante em um projeto de mídias sociais que priorize o relacionamento por meio da produção de conteúdo relevante para uma audiência.

LinkedIn
é um bom espaço para discussões. Os temas abordados nos grupos possuem uma variedade tremenda, no entanto, a interação é lenta em relação às outras redes. Neste espaço, o conteúdo de qualidade é um primordial, um artigo divulgado nos grupos pode fomentar discussões e engajar os usuários.

Facebook é lealdade, para o autor, esta é a plataforma do futuro para lealdade a uma marca. Quando um consumidor se torna fã de uma empresa, ela passa a fazer parte da vida cotidiana desta pessoa por meio das atualizações em seu perfil. No Facebook o usuário voluntariamente, e também publicamente, diz: ‘Eu sou fã’. É importante entregar a este consumidor informações e vantagens exclusivas, afinal, eles são leais!

YouTube; um espaço para humor? O YouTube é uma plataforma com suporte visual e texto, por meio dela é possível complementar um website, press release ou blog, além de promover a integração com outras redes sociais. É também um espaço para o humor, por ser uma mídia informal com a possibilidade de transmitir imagens como expressões faciais e linguagem corporal aos usuários.

Orkut é rede mais popular no Brasil e não poderia ficar de fora deste post. Segundo pesquisa da Serasa Experian, de dezembro a janeiro, período que coincide com férias escolares, pela primeira vez nos últimos doze meses, o Orkut ultrapassou o Google em market share semanal de visitas na Internet brasileira. Certamente a rede é a que abriga a maior audiência no país, as comunidades oferecem oportunidade para pesquisas sobre percepção da marca, por exemplo. A interação é mais intensa em algumas comunidades, muitas delas apenas revelam um posicionamento do usuário e não há necessariamente diálogo entre os membros.

Como a sua empresa trabalha cada uma dessas plataformas?
Pense Nisso...

Postagem:
http://agenciamint.com.br/blog/?p=183