quarta-feira, 7 de abril de 2010

Nokia prepara um rival para o iPad

Seguindo outros fabricantes de celulares, como as coreanas Samsung e HP, a Nokia planeja o lançamento de um tablet para concorrer com o iPad. Segundo a agência de notícias Reuters, a fabricante finlandesa já estaria preparando um equipamento para ser lançado por volta de setembro ou outubro – de qualquer forma ainda em 2010.

De acordo com um analista de mercado ouvido pela agência, o equipamento teria sistema operacional Windows, da Microsoft, mas outros especialistas apostam que o tablet poderia usar o novo sistema operacional MeeGo, resultado de uma parceria entre a Intel e a Nokia.

A fabricante de celulares disse há algum tempo que o MeeGo poderia funcionar em dispositivos que não são celulares, como netbooks e outros produtos de consumo eletrônicos.

No ano passado, a Nokia lançou um netbook com Windows 7 com um cartão SIM integrado, que acabou sofrendo por custar caro e só funcionar com duas operadoras – a O2 na Alemanha e a AT&T nos Estados Unidos.

A concorrência do iPad, no entanto, não deve ficar restrita do aparelho da Nokia, HP ou Samsung. Assim como aconteceu com o iPhone, muitos fabricantes deverão despejar no mercado nos próximos meses concorrentes do tablet. Se com o iPad eles forem tão mal sucedidos quanto foram com o iPhone, a Apple não tem lá muita razão para se preocupar, pois continua à frente dos que o copiaram. A própria Nokia levou quase dois anos para lançar um aparelho celular com tela totalmente sensível ao toque.

A propósito, foram comercializadas 300 000 unidades do iPad no primeiro dia de vendas. Apesar de o número ter ficado abaixo da expectativa de alguns analistas, que projetavam vendas de 600 000 unidades, as reações positivas de usuários e críticos começam a prevalecer nas análises.


por Luiza Dalmazo