terça-feira, 13 de abril de 2010

INFORMAÇÕES E ESTATÍSTICAS - GOOGLE

INFORMAÇÕES E ESTATÍSTICAS | Lançamento Google Browser Size
dezembro 30, 2009, 12:07 am
Arquivado em: Informações e Estatísticas | Tags: Google, usabilidade

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Com o objetivo de potencializar sites, muitos webdesigners buscam estudos relacionados a usabilidade (conceito na web utilizado para designar uma forma de deixar a navegação do usuário intuitiva e fácil) para assim cumprir o objetivo do site/projeto. Seguindo o mesmo conceito, o Google, a partir de experiências para auxiliar os desenvolvedores de seus próprios projetos, criou e disponibilizou o Browser Size, ferramenta capaz de mapear um site mostrando ao desenvolvedor quais áreas são mais visíveis para a maioria dos usuários.

No topo e na lateral esquerda podem ser visualizados números que juntos, completam as dimensões de resolução dos monitores. A porcentagem mostrada no centro de cada espaço é calculada de acordo com o número de usuários que conseguem visualizar aquele pedaço da página sem precisar de rolagem. Se o seu site, por exemplo, for projetado com largura de 1200px apenas 50% dos usuários hoje conseguiriam ver a parte assinalada em laranja (mostrada na imagem acima) sem precisar do auxilio da barra de rolagem.

Segundo o imasters, o Google conseguiu esses dados através da coleta de registro de dados dos usuários que visitam o buscador, ou seja, as estatísticas são atuais e confiáveis.

Problemas como tamanho do site e disposição das informações não são novidades para webdesigners e devem ser resolvidos baseados na resolução do monitor dos usuários e nos objetivos do site. Por mais que algumas organizações possuam públicos muito específicos, não é correto ignorar usuários que sentem a necessidade de deixar seus monitores em uma resolução de, por exemplo, 800X600. Utilizar técnicas que aprimorem a usabilidade e principalmente a acessibilidade dão valor ao site, mostrando que você e a organização preocupam-se com o cliente, ou seja, o usuário final.

Espero que tenham gostado da dica!

Até a próxima!

Bruna Milagres

obs.: Pode copiar, mas não deixe de citar a fonte. =)

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INFORMAÇÕES E ESTATÍSTICAS | Estatísticas sobre a influência do posicionamento no Google
novembro 18, 2009, 12:35 am
Arquivado em: Informações e Estatísticas
Bom Galera!

Extrai um pedaço de um texto do blog da Agencia N4F de Brasília, feito pelo colega Darley, para demonstrar estatisticamente a importância de um bom posicionamento no Google. Acredito que esses dados resumem bem o que sempre batalhamos ao discutir sobre a importancia de uma boa estratégia para mecanismos de busca.

E os dados são esses:

- 80% dos usuários passam pelos mecanismos de busca antes de tomar uma decisão de compra de um produto ou contratar um serviço.
- 100% dos usuários olham para os 3 primeiros resultados;
- 98% clicam no lado esquerdo 2% clicam no lado direito (os 98% incluem os cliques nos 3 Links Patrocinados que aparecem no lado esquerdo);
- 90% dos usuários não passam da 3º página de resultados;
- 62% dos usuários não passam da da 1º página de resultados;
- 36% dos usuários consideram que as empresas que estão nos primeiros resultados são as principais empresas do mercado no segmento pesquisado;
- Os resultados Orgânicos têm pelo menos 20 vezes mais cliques que os Links Patrocinados, em função da credibilidade e do conhecimento dos usuários de que não são resultados pagos, mas exibidos por relevância com a pesquisa.

O texto é excelente também e contém muitas informações pertinentes. Para conferir, é só clicar no link abaixo:

http://www.n4f.blog.br/2009/11/12/porque-investir-em-seo/

Até a próxima!

Bruna Milagres

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INFORMAÇÕES E ESTATÍSTICAS | Projeto Caffeine – Mudanças no ranqueamento do Google
novembro 1, 2009, 2:23 pm
Arquivado em: Informações e Estatísticas
Noticia importante para os profissionais que trabalham com otimização de sites: O Google está anunciando mudanças significativas em sua maneira de ranquear sites.

A revista WWW edição 112, anuncia essa mudança e apresenta um dos aspectos percebidos por eles ao testarem a versão “beta” disponível. Hoje, alguns sites que não sofrem alterações (estáticos), ainda são bem ranqueados em algumas palavras-chave (por serem sites mais antigos) e o que percebe-se, é que, com a nova versão, sites que possuem informações relevantes e inseridas com freqüência, serão melhor ranqueados, e isso ocorrerá principalmente nos que estão interligados a blogs.

Em algumas pesquisas no site atual do Google é notável que realmente algumas alterações precisam ser feitas. Um exemplo de mudança, que particularmente acredito que poderia ser feita, é o retorno, em algumas pesquisas, apenas de guias de lista para outros sites (como apontador, telelista, hotfrog, entre outros). Esse tipo de resultado não é interessante para a imagem do Google, visto seu objetivo primordial: retornar informações exatas e, principalmente, relevantes aos usuários. Como a versão disponibilizada ainda não está pronta, não sabemos ainda se mudanças como essa que citei será feita, mas ainda muitas outras, e quem sabe essa está por vir.

A alteração no ranqueamento é uma boa noticia para o mercado de comunicação digital! A alteração no Google não deixa de ser também uma estratégia para captação de novos clientes. Defender que só um site bem planejado será ranqueado, atrairá muitos serviços!

Essas mudanças podem ser percebidas através de testes entre o site atual: www.google.com com a versão de teste: http://www2.sandbox.google.com/

Até a próxima!

Bruna Milagres

obs.: Pode copiar, mas não deixe de citar a fonte. =)

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Informações e Estatísticas | Lista dos 10 sites mais acessados do Brasil
outubro 13, 2009, 12:21 pm
Arquivado em: Informações e Estatísticas

Olá pessoas!

A nova categoria de Post “Informações e Estatísticas” foi criada a partir da necessidade de divulgar e comentar dados e informações importantes, coletados em diferentes mídias, sobre design e marketing digital.

A primeira informação (e deste post), é uma pesquisa dos 10 sites mais acessados do Brasil. Os dados foram retirados da revista WWW edição 111 e são da empresa Experian Hitwise. A lista é essa:

Google Brasil
Orkut
Google
Youtube
Windows Live Mail
Google Imagens
Globoesporte
Globo
UOL
MSN Brasil
Após esse resultado, é natural chegarmos a conclusão de algo em que constantemente cito em meus artigos. O Google tornou-se ferramenta primordial no marketing atual, sendo que esse, na lista dos 10 primeiros, ocupa o primeiro, terceiro e sexto lugares.

A encontrabilidade, ou seja, a capacidade do site ser localizado e ranqueado pelo Google, tornou-se ponto de discussão essencial em projetos de criação ou reformulação de websites. Estar bem posicionado é estar junto ao consumidor no momento certo e na hora certa e, só através de um bom estudo de otimização e links patrocinados, que um site pode ser bem ranqueado.

Como já abordei esse tema em outros artigos, indico abaixo dois textos meus que falam exatamente sobre isso. Ler esses dois artigos e assuntos sobre o tema é essencial para quem quer aprofundar nessa área. É a partir de pesquisas assim que adquire-se embasamento sobre conceitos da realidade do mercado brasileiro.

Os textos com os devidos links são esses:

Tecnologias do Google

Marketing de Interrupção

Vale a pena notar o Orkut e o youtube entre os 5 primeiros lugares. O posicionamento do Orkut mostra bem a adesão do brasileiro a essa ferramenta de mídia social. Já o youtube pode ser visto como aliado dos vídeos virais. Virais são uma forma de divulgação espontânea de vídeos que mostram de situações inusitadas e estranhas, à propagandas bem elaboradas.

Fica ai então essa informação sobre os sites