terça-feira, 6 de abril de 2010

Endomarketing: use as Mídias Sociais para motivar seus colaboradores na Cibercultura


Pesquisas do Sebrae/SP constataram que 72% dos donos de empresas acreditam que o seu faturamento crescerá em 2010. E 71% pretendem investirem em maquinários, equipamentos e reformas das instalações. Também foi constatado que 51% das empresas esperam aumentar o número de colaboradores e 80% lançarão novos produtos e serviços no ano que vem.
A expectativa de crescimento é grande em todo o país. Mas não devemos esquecer-nos da necessidade do material humano se encontrar valorizado e motivado, é necessário o investimento no Endomarketing. Muito é falado sobre competitividade, novas tecnologias, mas poucas empresas se atentam sobre o que realmente pode dar lucro para a empresa, os colaboradores.
As empresas têm que entender que o principal trunfo de uma empresa são colaboradores engajados, motivados, envolvidos e que defendem a empresa, mantendo-se inspirados e dedicados. E isso só pode ocorrer se as pessoas são respeitadas.
E como as Mídias Sociais poderiam ajudar e muito no Endomarketing de sua empresa e na motivação dos colaboradores? Simples, nos projetos da empresa. Cada projeto tem uma parte de cada colaborador, torne o projeto importante para o colaborador, pois por natureza ele já é parte do seu profissionalismo.
A empresa pode deixar aberto para que os colaboradores envolvidos divulguem o projeto, talvez contando algumas coisas do Making Off do projeto, a inauguração, acompanhar repercussão ou qualquer outra informação que seja relevante. Claro que essa divulgação nas Mídias Sociais com estratégia e planejamento, pois alguns projetos podem ficar restritos a divulgação por questões mercadológicas.
Uma divulgação nas Mídias Sociais vinda dos colaboradores fará realmente como se eles fossem responsáveis pelo projeto, os mantendo mais e mais envolvido com suas funções, mantendo-os mais responsáveis e também entusiasmados ajudando no seu Endomarketing.