quarta-feira, 7 de abril de 2010

Acesso a web em casa supera lan-houses pela primeira vez no Brasil

Pesquisa aponta ainda o crescimento no número de domicílios com computadores

A quinta edição da TIC Domicílios, pesquisa realizada pelo Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br), apontou que 48% dos acessos à internet realizados no Brasil em 2009 foram feitos a partir de casas. As lan-houses, que continuam desempenhando um importante papel para a inclusão digital, responderam por 45%. Na comparação com 2008, os acessos domiciliares cresceram cinco pontos percentuais, enquanto os dos centros pagos caíram dois.


Ainda de acordo com a pesquisa, 36% das residências brasileiras possuem computadores (em 2008 eram 28%), embora apenas 27% tenham acesso à internet. Apesar do percentual ainda baixo, o número de casas conectadas à web cresceu sete pontos percentuais, na comparação com 2008. A justificativa para o fato de existirem ainda muitas residências com computador sem acesso à web é o preço alto do serviço.


A pesquisa ainda revelou outros referentes à presença de equipamentos de comunicação nas residências brasileiras. De acordo com o estudo, 66% dos computadores com acesso a internet utilizam banda larga, 98% dos lares têm televisão, 86% têm rádio e 78% têm celular.