quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Webmarketing: como, quando, onde e por que anunciar em blogs


Posted: 23 Nov 2010 05:20 AM PST
Por Gabriel Galvão
Faz tempo que blogs não se resumem mais a diários pessoais. A aplicação de blogs para a comunicação pessoal ou corporativa é extensa e cresce mais a cada vez que os editores usam sua criatividade. Por conta do potencial dos blogs, sua audiência considerável, o engajamento dos seus leitores regulares e o alcance de suas mensagens, eles passaram a ser uma mídia eficiente e rentável para o mercado publicitário. No entanto, ainda existem empresas que têm grande receio em anunciar em blogs.
Com base nisso, resolvi apontar algumas razões lógicas para acabar com esse medo do blog marketing e mostrar como, quando, onde e por que anunciar nos blogs.

Como anunciar em blogs?

Existem algumas formas eficientes de anúncio em blog. As mais usadas são:
  • Banners: são anúncios gráficos que ficam estrategicamente posicionados dentro do blog, preferencialmente em áreas que sempre estão visíveis, como a barra lateral e o cabeçalho, que irão expor as peças dos anunciantes;
  • Artigos patrocinados: textos que promovem o produto, serviço ou empresa do cliente. Podem ser releases prontos enviados pelo cliente ou artigos úteis para os leitores, mas que também passam a mensagem do anunciante.

Quando anunciar em blogs?

Os momentos em que há mais procura para anunciar em blogs são:
  • Lançamento de produto/serviço: dentro de uma estratégia de marketing digital para lançamento, os blogs podem encabeçar as campanhas sendo a primeira mídia social a expor o produto;
  • Lançamento de promoção de vendas: na realização de liquidações, concursos, eventos e outros tipos de promoções de vendas, os blogs podem ser ótimas fontes de informação para o público-alvo;
  • Picos sazonais de vendas: empresas que tem seu pico de vendas em determinada época do ano, como faculdades, produtoras de eventos e chocolaterias, podem se beneficiar dos blogs.

Onde anunciar em blog (ou em quais blogs anunciar)?

Os melhores blogs para você anunciar são os que têm ligação com o nicho da sua empresa. Blogs de tecnologia são ótimos para apresentar lançamentos de smartphones; blogs de moda são perfeitos para anunciar promoções de lojas de roupas e blogs que falam sobre marketing (como o Ponto Marketing), são uma boa opção para anunciar cursos de graduação ou eventos como palestras e workshops.
Procure pelos blogs que têm a ver com seu modelo de negócio, verifique sua reputação dentro da blogosfera e escolha os mais adequados.

Por que anunciar em blogs?

Uma série de razões existem para isso, mas as principais são:
  • Blogs (profissionais) são ótimas fontes de informação: pela característica dos blogs que fazem um trabalho sério e regular, os anúncios feitos neles têm tendência a serem muito bem aceitos pelo público, já que geralmente eles vêm dentro de um contexto que os torna relevantes para quem recebe a informação;
  • Blogs têm regularidade na sua audiência: especialmente se os blogs forem de nicho, ou seja, falarem sobre uma área específica, a maioria dos seus leitores têm relação com o ramo abordado. Um blog que fala sobre gastronomia com certeza tem na maioria de sua audiência pessoas que trabalham nessa área ou que gostam muito desse nicho;
  • Blogs são baratos: existem blogs que possuem uma quantidade de visitas igual ou maior que muitos portais de notícias sem graça, e ainda cobram bem menos para expor os anúncios.
Ainda existem outros motivos que podem fazer com que os anunciantes se convençam a dar mais valor aos blogs. No entanto, se você tem intenção de divulgar sua empresa em blogs e não se sente seguro, o fato de ter lido este artigo até o final já indica que meio caminho foi andado. Se ainda existir dúvidas, procure o blogueiro e questione o quanto precisar. O mito do anúncio em blogs precisa ser derrubado, para o bem dos anunciantes, dos blogueiros e do mercado em si.
Se você quiser saber mais sobre como anunciar no Ponto Marketing, clique aqui para ir à página de anúncios ou baixe nosso kit de mídiapara saber como fazemos nosso trabalho.