sexta-feira, 5 de novembro de 2010

Marketing de guerrilha: currículo gigante em edifício



Posted: 04 Nov 2010 03:43 PM PDT
Por Lívia Santos¹
Apesar do número de desemprego no Brasil ter diminuído nos últimos anos, uma parcela significativa da população ainda sofre com a falta de oportunidade para conseguir a primeira vaga no mercado de trabalho. Dados recentes da Organização Internacional do Trabalho (OIT), mostraram que em 2009 o índice de desemprego entre pessoas com idade entre 15 e 24 anos chegou a 13% – ou 81 milhões dos 623 milhões de jovens economicamente ativos no mundo. O resultado, que está no relatório anual de Tendências Globais de Emprego para a Juventude, é o maior da série histórica do levantamento, realizado desde 2002. Ainda segundo a pesquisa, jovens dos países em desenvolvimento, como o Brasil, são os mais vulneráveis ao subemprego e à pobreza.
Preocupada com este cenário, a Veris Faculdades decidiu usar a criatividade para chamar a atenção das pessoas para o tema empregabilidade. Com a ajuda da Santa Claraa agência criou um currículo gigante, com dados fictícios de um rapaz à procura de um emprego, e o instalou na fachada de um edifício em Campinas e outro idêntico em Sorocaba – cidades onde a Veris atua.
O objetivo da ação foi promover a discussão sobre o tema, mostrando que no mundo real, ter um currículo de destaque exige tempo, dinheiro, dedicação e principalmente, qualidade na formação, para garantir a competitividade no mercado.  “A principal missão da marca Veris é discutir a empregabilidade e o preparo de um futuro profissional no mercado de trabalho. Nossos cursos são baseados nas adversidades do mundo real e é para este cenário que preparamos nossos alunos”, afirma Daniel Pedrino, gerente de marketing da Veris Faculdades.
“A publicidade deixou, há algum tempo, de ser contemplativa e passou a dialogar com o consumidor. Esta ação é um exemplo disso: uma peça relativamente simples, sem maiores efeitos especiais de produção, e que provocou um grande debate nas comunidades participantes sobre o tema da empregabilidade e da dificuldade da competição no mundo real. A marca trouxe um tema relevante para a sociedade debater, o que é um dos papéis da universidade, reforçou Fernando Campos, sócio e diretor de criação da agência Santa Clara, responsável pelo desenvolvimento da peça.
¹Sugestão da própria Lívia Santos, Executiva de Atendimento da Casa do Bom Conteúdo
Posted: 04 Nov 2010 06:05 AM PDT
Por Gabriel Galvão
Na semana passada tive a feliz oportunidade de conhecer muitos blogueiros, uns experientes e outros calouros, e ainda alguns futuros blogueiros que com certeza produzirão blogs de muito sucesso. Muitos deles vinham me perguntar algumas dicas sobre blogs (como se eu fosse um “guru” no assunto, quem me dera!) e as dúvidas eram as mais diversas. Fiquei feliz em ajudar no que pude, mas sempre há algo mais que podemos fazer.
Acho que, para um blogueiro ser bem visto na blogosfera, existem algumas “regras implícitas” que devem ser respeitadas. Algumas são coisas lógicas, outras são convenções que se estabeleceram com o tempo, mas todas são válidas. Resolvi juntar algumas e compilar os 10 mandamentos dos blogueiros. Veja se você está pecando em não cumpri-los.

1 – Respeitai a autoria dos outros blogueiros

Como já falei aqui, copiar textos dos outros sem dar os devidos créditos é muito feio e Papai do Céu castiga!

2 – Produzei conteúdo original

Fazer um blog baseado exclusivamente no “copia e cola” só irá demonstrar que você sabe usar esse truque. Intercale artigos dos outros com os seus artigos próprios.

3 – Postai regularmente

Publicar artigos de mês em mês não é eficiente para nenhum blog.

4 – Respeitai os comentários dos que te respeitam

Quem posta um comentário que visa agregar valor ao artigo deve ser respeitado e merece agradecimentos. Quem posta comentários com ataques pessoais ou querendo denegrir o blog devem ser ignorados.

5 – Prestai atenção ao português

É importante tomar cuidado para que erros de português sejam eliminados ao máximo.

6 – Revisai antes de publicar

Publicar artigos sem revisá-los antes pode dar uma baita dor de cabeça. dependendo do erro que passar.

7 – Não polueis o blog com propaganda

Não adianta atolar redes de anúncios ou programa de afiliados no blog e deixar o conteúdo de lado. O blogueiro não ficará rico nem famoso fazendo assim.

8 – Dai prioridade à qualidade do conteúdo

Se é que existe receita de sucesso para um blog, o ingrediente principal seria a qualidade do conteúdo. Concentre-se nela e o resto é consequência.

9 – Divulgai o blog nas outras mídias sociais

Aliando o Twitter, Facebook, Orkut, LinkedIn e Youtube, o blog ganha em alcance e influência.

10 – Não desistas

Para conseguir bons resultados com blogs, o blogueiro precisa ser muito persistente. Já disse um filósofo PhD chamado Van Damme:“retroceder, nunca; render-se, jamais”!
Faltou algum mandamento? Escreveis nos comentários que incluiremos!