domingo, 21 de novembro de 2010

Análise e previsões do e-commerce para o natal de 2010



Posted: 20 Nov 2010 04:32 AM PST
Por Bruno Mendes
Como de costume, o natal traz consigo não só os costumes já conhecidos, mas também a certeza de boas vendas para os comerciantes, e as lojas virtuais não poderiam ficar de fora. O crescimento de vendas no período natalino para o e-commerce é sempre muito importante, pois representa uma participação considerável no montante vendido ao longo do ano.
Mesmo no período de crise da economia mundial, o comércio eletrônico praticamente não foi atingido pela recessão econômica e de lá para cá, com a desvalorização do câmbio internacional, muitos produtos tiveram certa diminuição no seu valor final, aumentando a quantidade de itens vendidos. Impulsionado também pelo aumento do acesso à internet banda larga da população brasileira, os comerciantes virtuais trabalham com uma previsão de faturamento na ordem de 15% superior ao mesmo período do ano passado (fonte: Ikeda).

O que estimula as compras online?

Outros fatores determinantes para a confiança do setor são a retomada e facilidade de crédito por parte dos consumidores e sua confiança para realizar compras online. Não podemos deixar de mencionar a importância da mais nova “febre” entre as compras virtuais, que adquiri produtos em lojas consolidadas e garante reembolso ou desconto para o consumidor: a compra coletiva.
Previsões a parte, acredito que as vendas de produtos eletrônicos sejam responsáveis por algo em torno de 26% de todos os produtos vendidos nesta época do ano. Produtos que agradam a todas as idades e gêneros, os eletrônicos merecem lugar de destaque também nas inovações lançadas, propositalmente, no último semestre do ano, como os novos modelos do sempre campeão de vendas iPod e itens de sua geração e a produção em maior escala dos televisores em 3D.
Seguindo a lógica do crescimento o e-commerce, em breve, a realização de compras virtuais será a primeira opção de quase toda a população brasileira, desafogando o comércio físico e gerando novos empregos em áreas de pleno crescimento, como logística e tecnologia da informação. Mas é preciso também ter muito mais mão de obra qualificada nestes setores, mas essa história fica para a próxima semana com o tema O IMPACTO DO CRESCIMENTO VIRTUAL.