quinta-feira, 21 de julho de 2011

PERFIL DOS E-CONSUMIDORES:

E-consumidores:

Classes Sociais:
A-B: 61%
C: 35%
D-E: 4%


Perfil da parte predominante dos e-consumidores (classe A-B):
Escolaridade: Grau de escolaridade avançado
Comportamento: Compra produtos de uso pessoal e gasta, em média, R$ 118 por mês.

Faixa etária:
48% = 25 e 44
17% = 20 e 24
15% = 15 e 19 anos
13% = 45 a 54 anos
6% = 55 e 64
A idade média do consumidor das lojas virtuais é de 33 anos.

Gêneros:
Homens: 54%
Mulheres: 46%

Estado Civil:
49% = Solteiros
41% = Solteiros

Escolaridade:
36% = estão matriculados em instituições de ensino
32% = falam uma segunda língua.

Demográfica:
As cidades do Rio de Janeiro e de São Paulo respondem por 37% do total dos compradores.

Comportamento:
80% = Usam a internet para comparar preços
25% = buscam um carro novo
18% = realizam compras profissionais
43% = Costumam recorrer à rede antes de realizar compras e, se o produto tiver valor superior a R$ 1.500, é na web que buscarão mais informações.
66% = Realizaram de uma a cinco compras nos últimos seis meses.
30% = Gastaram pelo menos R$ 224.


Produtos Preferidos:
30% = livros
20% = telefones e acessórios para celulares
18% = eletrodomésticos
17% = produtos de tecnologia pessoal como câmeras digitais, leitores de MP3.

Tendência: Nos próximos seis meses:
25% = pretendem comprar câmera digital
17% telefone celular 3G
17% telefone celular com câmera
15% iPhone.

Metodologia
(IBOPE Mídia, encomendou uma pesquisa exclusiva com internautas ao TG.net em Maio de 2011)
O TG.net é uma pesquisa online realizada com 2.500 internautas do Brasil. Fusionada com a base regular do Target Group Index, permite um banco único, com um universo de mais de 61 milhões de pessoas entre 15 e 64 anos. O levantamento foi realizado entre maio e junho de 2010, nos mercados de: São Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte (BH), Porto Alegre (RS), Curitiba (PR) e Distrito Federal (DF), além de Goiânia, Nordeste, São Paulo Interior e Interior do Sul e Sudeste.

Por: Dayanne Melgaço